Para assinalar o dia internacional dos idosos do 1° de Outubro de 2020, nós decidimos oferecer-lhes carinho, cuidado e esperança. De facto, os últimos meses mostraram-se difíceis para a população em geral mas, especialmente, para os idosos com 70 anos ou mais que estão confinados em suas casas e não podem receber visitas da sua família devido ao risco significativo de contrair COVID-19.
Neste mês de outubro, o momento é oportuno para abordar o tema do «bem cuidar» das pessoas idosas. Como definimos «bem cuidar»?
O bem cuidar visa o bem-estar, o respeito à dignidade, a realização pessoal, a autoestima, a inclusão e a segurança pessoal.
Aqui tem alguns exemplos de gestos de bem cuidar:
Contactar a pessoa idosa e ter tempo para saber como passou o seu dia,
Perguntar-lhe o que ela tem vontade de comer em vez decidir por ela;
Convidá-la a passear regularmente para fazer uma actividade que lhe interesse (passeios lúdicos ou visitas a espaços públicos).
O que deve evitar fazer:
Obrigá-la a comer quando ela vos diz que não tem fome;
Perder a paciência porque ela faz a mesma pergunta pela 3a vez em 15 minutos;
Infantilizá-la falando-lhe com um tom autoritário e não a envolvendo nas mudanças pelas quais ela terá que passar (ex.: uma mudança - nunca a apresse e dê-lhe tempo para se familiarizar a esta grande mudança da sua vida).
Infelizmente, durante os últimos meses, algumas pessoas idosas viveram situações dificieis, em que o seu tratamento adequado não foi uma prioridade. Quer seja o abuso financeiro, psicológico, físico, sexual, organizacional ou preconceito de idade, o abuso é inaceitável! Todos nós podemos ajudar a construir uma cultura de bem cuidar. Vamos ser gentis, valorizar as pessoas idosas e dedicar-lhes tempo para as escutar porque o que têm a partilhar é muito enriquecedor!
Comentarios